Equação do 1º grau (II)

O aplicativo abaixo permite que se resolva uma equação do primeiro grau, comparando-a com uma balança de dois pratos, que está perfeitamente equilibrada.
O método consiste em se adicionar ou retirar quantidades iguais dos dois pratos da balança, mantendo sempre o equilíbrio.
Inicialmente, você deve colocar os elementos corretos nos pratos, conforme a equação dada. Para isso, movimente os controles deslisantes para frente ou para trás.
Em seguida passe à resolução, acrescentando ou retirando a mesma quantidade dos dois lados.
Uma dica: elimine todos os balões (-x) e acumule os blocos (x) num mesmo prato da balança, deixando no outro prato apenas as unidades, ou seja, os blocos (1) ou os balões (-1). Lembre-se de que tudo o que for feito num lado tem de ser feito no outro da mesma forma.
Depois de montada a equação nos pratos da balança, você pode sincronizar os controles deslisantes, para que, todo acréscimo ou decréscimo feito de um lado seja feito também no outro lado.
Encontrado o valor de x, digite-o na caixa de resposta e pressione ENTER. Para digitar uma fração, use a tecla /, por exemplo x = 2/3.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão