Nomogramas

   Antes do aparecimento das calculadoras eletrônicas, existiam métodos e instrumentos gráficos para se determinar o resultado de certas operações com maior rapidez e facilidade. Eram os ábacos, as réguas de cálculo, os nomogramas, etc.
   O aplicativo abaixo mostra dois tipos de nomogramas, um para adição e outro para a multiplicação. Escolhem-se os operadores nas linhas externas e, ligando-os com uma régua, o resultado aparece na linha intermediária.

Como eles funcionam?
   Sabemos que as coordenadas do ponto médio de um segmento são as médias aritméticas das coordenadas dos extremos. Assim, se dobrarmos o valor da abscissa do ponto médio, teremos a soma das abscissas dos extremos. Observe a escala da linha intermediária e veja que os valores estão duplicados.
   Para a multiplicação, o processo é o mesmo, mas as escalas são logaritmicas, pois, se x = a . b, teremos log x = log a + log b em qualquer base.

Arraste os pontos verdes para verificar o funcionamento dos nomogramas:

2 comentários:

  1. Professor, boa noite! Se o sr. tiver disponibilidade, eu gostaria de saber mais sobre a construção do nomograma da multiplicação. Existe a possibilidade de um arquivo do GeoGebra com o passo a passo no histórico? Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Se você tiver um Geogebra anterior ao 4.4 você pode ir em Abrir página da WEB, no menu Arquivo. É só copiar o endereço deste post e colar lá.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão