A pulga e a faixa elástica

Uma pulga (P) está numa das extremidades de uma faixa elástica de comprimento inicial 5 metros e deseja chegar à outra extremidade, saltando de 1 em 1 metro. Acontece que, a cada salto da pulga, enquanto ela descansa, a faixa elástica é esticada, tendo seu comprimento aumentado de 1 metro.
Você acha que dessa maneira a pulga conseguirá chegar ao fim da faixa? Se sim, depois de quantos saltos isso acontecerá?

O applet abaixo conduz passo-a-passo à solução do problema. Você conseguiria resolvê-lo algebricamente?

5 comentários:

  1. Olá, meu é Alex e eu sou professor de matemática. Conheci seu site hoje enquanto buscava uma boa demonstração do teorema de Morley. Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo não somente por esta iniciativa, mas também, e principalmente, pela excelente qualidade do seu material. Não há dúvida de que muito do que vc produziu aqui seria uma excelente ferramenta de aprendizado aos nossos alunos. Se fosse possível, gostaria de saber qual programa vc utiliza para criar esses aplicativos, pois tenho algumas idéias nesse caminho, mas confesso que não sei que programa utilizar na criação. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia professor Marco Antônio Manetta. Vi a solução do desafio no programa Geogebra e achei interessante a sua visualização. Reflecti sobre a sua pergunta de resolver algebricamente e o método que utilizei foi o seguinte: somar 1 por causa do salto de 1m da pulga e usar a igualdade de frações para se obter a posição da pulga quando a faixa elástica é esticada 1m e assim sucessivamente até chegar à solução do desafio.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão