Prismas e Pirâmides

Prismas são sólidos geométricos que se caracterizam por apresentarem 2 faces poligonais paralelas e iguais, chamadas bases, ligadas vértice a vértice por segmentos de reta também paralelos e iguais, chamados de arestas laterais.
Se as arestas laterais forem perpendiculares aos planos das bases, o prisma é reto. Se as bases do prisma reto forem polígonos regulares, o prisma é regular.
Dentre os prismas regulares, destaca-se o hexaedro regular (cubo) por apresentar todas as 6 faces como quadrados iguais.


Pirâmides são sólidos geométricos que se caracterizam por apresentarem uma única base poligonal cujos vértices são ligados pelas arestas laterais a um ponto não pertencente ao plano da base, chamado vértice da pirâmide.
Se a projeção ortogonal do vértice no plano da base se dá no centro da base a pirâmide é reta. Se a base de uma pirâmide reta for um polígono regular, a pirâmide é regular.
Dentre as pirâmides regulares, destaca-se o tetraedro regular por apresentar todas as 4 faces como triângulos equiláteros iguais.


No applet abaixo você pode mudar a posição de cada sólido, bem como variar a perspectiva em que eles são vistos.

9 comentários:

Deixe seu comentário ou sugestão